Blog Rosmarinus

Pão Rústico

Pequenos detalhes durante o preparo de um pão o torna saboroso e sublime. O crocante da casca dourada, a maciez do miolo e o aroma exalado que impregnará o ambiente serão lembranças que permanecerão em nossa memória.

Foto

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo. 
5 g de fermento biológico seco. 
1 pitada de açúcar demerara. 
680 ml de água bem gelada. 
20 g de sal seco.

Preparo

Numa tigela coloque 1 kg de farinha de trigo comum, 5 gramas de fermento biológico seco, e uma pitada de açúcar demerara (não use açúcar refinado, o sabor será muito diferente). Misture bem e adicione 680 ml de água bem gelada.

Depois, com uma colher de pau, misture delicadamente até que farinha esteja umedecida pela água gelada. Deixe a massa em paz, não sove nem misture com as mãos. Somente deixe que a farinha se amalgue na água. Mantenha a massa na geladeira coberta por um pano úmido por cerca de 12 horas.

Após esse tempo abra a massa numa bancada ou pia, sem utilizar farinha, e com uma espátula estique a massa, como se estivesse cobrindo a superfície, e depois dobre a massa sobre si mesma. Repita de 2 a 3 vezes esse movimento. Após isso adicione 20 gramas de sal, espalhe sobre a massa e em seguida estique-a mais 2 à 3 vezes.

Devolva-a à tigela e com as mãos e trabalhe um pouco para finalizar a homogeneização do sal. Com isso, notará que a mesma está elástica e não gruda nas mãos. Cubra e volte para geladeira por 1 hora. Após isso, coloque a tigela em temperatura ambiente (22 graus) por mais 4 horas. Você então verá que a fermentação deixará a massa com bolhas grandes e pequenas e com cheiro característico das bactérias do fermento.

Depois disso, pulverize uma bancada e, com auxilio de uma espátula, despeje a massa formando uma “montanha”. Em seguida pulverize farinha sobre esta “montanha” e, delicadamente, comece a bater para que a farinha forme uma proteção e assim facilitar o manuseio, como também eliminar o excesso de bolhas da fermentação, resultando numa massa com 2 cm de altura, 40 cm de comprimento e 20 cm de largura, ficando uma pequena elevação na parte central. Após este processo, aqueça o forno e coloque uma assadeira para esquentar.

Com o auxilio de uma espátula corte esta massa, no sentido da largura, em 7 a 8 tiras de, aproximadamente, 200 gramas num formato de um pequeno pão, sendo o centro um pouco mais alto que as pontas. Coloque as tiras na assadeira aquecida, previamente pulverizada com farinha (não adicione farinha na parte de cima, para facilitar assim a saída de vapor).

Asse no forno por mais ou menos 30 minutos, sendo os primeiros 10 minutos na temperatura mais alta, e depois em forno médio/baixo. Alguns minutos antes de tirar do forno pulverize água diretamente no pão criando assim uma crosta dourada.

Bom apetite!

Comente

>

Curta

Leia também

Ver mais notícias