Blog Rosmarinus

Alho Confit

O alho é um ingrediente usado há milhares de anos como tempero em muitas receitas. O condimento é utilizado pela culinária de várias regiões do mundo, sendo o posto de melhor alho muitas vezes dedicado ao alho espanhol, por seu sabor e delicadeza.

No Rosmarinus buscamos sempre utilizar o alho espanhol, quando disponível no mercado. Em segundo plano, utilizamos o alho do estado de Mendoza, na Argentina. Este condimento possui um sabor muito peculiar, característico da região. Quando não há a possibilidade de adquirir estas opções, usamos o alho brasileiro, que tem safra de outubro a janeiro. 

O Alho Confit é um dos itens servidos no couvert do Rosmarinus. Ele também é vendido como suvenir. Aprenda como fazer esta iguaria.

Alho-confit

Ingredientes

1 kg de alho debulhado (separado com a pele); 

1 litro de óleo de milho;

20 gramas de açúcar (1 colher de sopa);

30 gramas de sal (1 colher e meia de sopa);

2 ramos de alecrim;

10 gramas de Pimenta do Reino em grão (1 colher de chá);

500 ml de azeite de oliva virgem.

Modo de preparo

Em uma panela pesada (de preferência de ágata, inox ou ferro fundido) coloque o alho, o óleo, o sal, o açucar, pimenta e alecrim. Leve ao fogo com a menor temperatura possível durante seis a oito horas. 

A partir de seis horas ao fogo, pegue uma cabeça de alho e verifique se já está cozido e com um tom amarelado. Após isso, desligue o fogo e coe o alho em uma peneira e depois deixe esfriar por duas horas. 

Após esse tempo, coloque o alho em um recipiente de plástico com tampa, junto com azeite virgem. O alho mantido em geladeira pode ser consumido nos próximos meses. E o óleo de milho, que tem sabor de alho, pode ser utilizado para temperar arroz, feijão ou qualquer outro legume.

Bom apetite!

Comente

>

Curta

Leia também

Ver mais notícias